segunda-feira, 9 de maio de 2011

1, 2, 3, 4 - presentes

Colar feito com sementes de capim rosário,
especialmente para compor mais um ítem do nosso sorteio.


Capim Rosário
Curiosidades sobre o capim rosário
Bastante encontrada na Amazônia a Lágrima de Nossa Senhora, também conhecida pelos nomes capim de contas, capim de nossa senhora e capim rosário.
A semente encontra-se preparada pela natureza para ser utilizada na confecção de adornos, pois já vem naturalmente polida e perfurada. A palavra lágrima contida em seu nome vulgar tem a ver com sua forma de gota e com sua cor que aos poucos vai se tornando esbranquiçada até ficar perolada.
Segundo a lenda, os escravos na época do Brasil-colônia recolhiam as sementes de um capim, cujas contas grossas foram denominadas por eles de "lágrimas de Nossa Senhora". Com as sementes, montavam-se terços para rezar, porque acreditavam que Nossa Senhora do Rosário poderia aliviar os sofrimentos. Os índios guaranis utilizavam as sementes brancas em forma de gota para distinguir etnicamente a sua tribo das demais. Para eles, os colares preveniam contra doenças e as forças negativas de seus inimigos. Para os cristãos, o nome “lágrima de nossa senhora” surgiu a partir dos acontecimentos do velho testamento que causaram amargura ao povo de Deus. Apesar das muitas definições, a utilização e significado variam de acordo com o lugar.
As Lágrimas de Nossa Senhora possuem mais de 20 propriedades medicinais. Muitas farmácias de manipulação já vêm desenvolvendo tônicos estimulantes a partir dessa semente, que também atua como excitante e suplemento alimentar.
Fonte - http://www.komani.com.br/pagina/index.php

3 comentários:

  1. Amei! Rever as chamadas "lágrimas de Nossa SEnhora" foi um retorno à infância. Na casa da minha avó tinha vários pés e nós fazíamos pulseira, colares, brinquedos, usando as continhas e um barbante fininho que amarrava os pacotes de pães! Pão vinha embrulhado em papel! rsrs
    Que legal. Bjks. Neli

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse post Bel!
    Adoro história... Rsrsr. Não conhecia essa planta!
    Uma linda semana para ti!
    obs.: Amiga, se vc não ver seu recadinho lá no blog, foi que deua louca no blogger e perdir alguns coments,ok!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bel, bom dia!
    Quando era criança, tinha em abundância no sítio onde morava e fazíamos colares para usar pq segundo minha mãe, protegia do saci, diabo, e todos os nossos inimigos. Faziamos colares, pulseiras para gente e pras bonecas. Há muitos anos não vejo mais. Mas adorei conhecer um pouco mais. Nessa região, sempre chamamos por lágrima de Nossa Sra.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...